Pular para o conteúdo

F1

Interlagos pode sair do calendário da F1 já em 2014, ameaça Ecclestone

Organização do GP do Brasil, contudo, explica que reforma deve sair no início do ano que vem e que renovação com a FOM será anunciada ainda neste mês

15/04/2013
Interlagos fecha a programação no dia 30 de novembro de 2014 (Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP Photo)Interlagos fecha a programação no dia 30 de novembro de 2014 (Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP Photo)

O diretor da FOM (Formula One Management), Bernie Ecclestone, deu um ultimato ao autódromo de Interlagos. Em depoimento à publicação “O Estado de São Paulo”, o principal dirigente da F1 disse que o tradicional circuito corre risco de exclusão do calendário, caso a prefeitura da cidade não “dê garantias” de que o autódromo receberá reformas em 2014.

“Não vamos sequer usar o tradicional asterisco de ‘sujeito a melhorias no autódromo’. Temos de saber já antes, de São Paulo ou outra cidade do Brasil”, disse o chefão da F1, que atribuiu a presença da categoria no país às relações sentimentais com a república sul-americana.

“As promessas de reforma de Interlagos não foram cumpridas. Agora, chega. Não fosse a relação antiga e os sentimentos que me ligam ao Brasil, a F1 já não estava mais lá.”

Leia também:
BLOG DO TAZIO: Há 25 anos, no Brasil, Senna fazia estreia pela McLaren
BLOG DO TAZIO: Há 20 anos, Senna vencia pela última vez no Brasil
Ecclestone ignora falta de autódromo e cogita retorno da F1 ao Rio
Organização do GP do Brasil inicia venda de ingressos para 2013

Ainda em entrevista ao “Estadão”, Ecclestone disse ter alternativas no Brasil, caso São Paulo deixe o calendário. O dirigente se refere à proposta do governo de Santa Catarina, que planeja construir um autódromo próximo ao parque de diversões Beto Carrero World, em Penha, litoral norte do estado. O desenho do traçado ficaria a cargo do projetista alemão Hermann Tilke.

“Estive antes do Natal em Santa Catarina e confesso ter ficado impressionado com a disposição daquela gente em levar adiante o projeto de nos receber lá”, declarou Bernie, em entrevista ao jornal paulista.

“Acredito que se der o sinal verde eles iniciam imediatamente as obras. E o Rio de Janeiro também me procurou, mas lá seria um pouco mais difícil.”

No fim do ano passado, durante o GP do Brasil, Ecclestone já havia dito ao Tazio que apoiava a transferência do GP do Brasil para Santa Catarina. “Por quê não? Vimos isso acontecer entre Rio e São Paulo [no passado]”, explicou à época o representante magno da F1.

Bernie Ecclestone: descontente com Interlagos (Foto: Manish Sawrup/AP)

Bernie Ecclestone: descontente com Interlagos (Foto: Manish Sawrup/AP)

Empresa municipal responsável pelo autódromo, a SPTuris apresentou em maio de 2012 um projeto prevendo a criação de uma nova área nos boxes e de arquibancada para a atual temporada. As obras, contudo, foram deixadas de fora do orçamento da Prefeitura em 2013.

“O traçado é um dos melhores do mundo, com certeza. Mas a estrutura à disposição do público e das equipes é a pior do calendário. Não é preciso ser como isto aqui [referendio-se ao autódromo de Xangai, na China] mas deve atender às nossas necessidades operacionais”, declarou Ecclestone, sobre a questão.

Na manhã desta segunda-feira, a assessoria do GP do Brasil informou ao Tazio que a Prefeitura tenta contornar o problema com a FOM e que a reforma, como exige Ecclestone, será levada a cabo no ano que vem.

Ainda em abril, a Interpro, empresa que promove a corrida, deve anunciar a renovação de contrato com a FOM (Formula One Management) e a prefeitura até 2020.

A SPTuris, assim como a Prefeitura, no entanto, ainda não pronunciaram sobre o assunto.

A primeira versão do calendário da F1 sairá no próximo mês de julho.

Atualizado às 10h40.


F1 - classificação após 19 de 19 GPs

PosPiloto EquipePontos
1º. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 397
2º. Fernando Alonso Ferrari 242
3º. Mark Webber Red Bull-Renault 199
4º. Lewis Hamilton Mercedes 189
5º. Kimi Raikkonen Lotus-Renault 183
6º. Nico Rosberg Mercedes 171
7º. Romain Grosjean Lotus-Renault 132
8º. Felipe Massa Ferrari 112
9º. Jenson Button McLaren-Mercedes 73
10º. Nico Hulkenberg Sauber-Ferrari 51
11º. Sergio Pérez McLaren-Mercedes 49
12º. Paul di Resta Force India-Mercedes 48
13º. Adrian Sutil Force India-Mercedes 29
14º. Daniel Ricciardo Toro Rosso-Ferrari 20
15º. Jean-Éric Vergne Toro Rosso-Ferrari 13
16º. Esteban Gutiérrez Sauber-Ferrari 6
17º. Valtteri Bottas Williams-Renault 4
18º. Pastor Maldonado Williams-Renault 1
19º. Jules Bianchi Marussia-Cosworth 0
20º. Charles Pic Caterham-Renault 0
21º. Max Chilton Marussia-Cosworth 0
22º. Giedo van der Garde Caterham-Renault 0
PosEquipe Pontos
1º. Red Bull-Renault 596
2º. Mercedes 360
3º. Ferrari 354
4º. Lotus-Renault 315
5º. McLaren-Mercedes 122
6º. Force India-Mercedes 77
7º. Sauber-Ferrari 57
8º. Toro Rosso-Ferrari 32
9º. Williams-Renault 5
10º. Marussia-Cosworth 0
11º. Caterham-Renault 0
DataEtapaCircuito
17/03/2013 GP da Austrália Melbourne
24/03/2013 GP da Malásia Sepang
14/04/2013 GP da China Xangai
21/04/2013 GP do Bahrein Sakhir
12/05/2013 GP da Espanha Barcelona
26/05/2013 GP de Mônaco Monte Carlo
09/06/2013 GP do Canadá Montreal
30/06/2013 GP da Grã-Bretanha Silverstone
07/07/2013 GP da Alemanha Nurburgring
28/07/2013 GP da Hungria Hungaroring
25/08/2013 GP da Bélgica Spa-Francorchamps
08/09/2013 GP da Itália Monza
22/09/2013 GP de Cingapura Marina Bay
06/10/2013 GP da Coreia do Sul Yeongam
13/10/2013 GP do Japão Suzuka
27/10/2013 GP da Índia Buddh
03/11/2013 GP de Abu Dhabi Yas Marina
17/11/2013 GP dos Estados Unidos Austin
24/11/2013 GP do Brasil Interlagos
Window size: 1877 x 1058
Viewport size: 1877 x 919