Pular para o conteúdo

Blog do Tazio

Qual é a idade certa?

Leonardo Felix
11/08/2011
Ricardo Sargo(Carsten Horst/MF2)

A organização do Racing Festival anunciou que o piloto Ricardo Sargo estreará na rodada dupla do Trofeo Linea em Interlagos. Sargo vai defender a equipe EngMakers. Não haveria motivos para espanto se o competidor em questão não tivesse apenas 16 anos.

O Trofeo Linea é uma competição voltada a figurinhas carimbadas do automobilismo nacional e tem em seu grid nomes como Cacá e Popó Bueno, Allam Khodair, Christian Fittipaldi, entre outros. O carro é equipado com um motor turbo 1.6 com 215 cavalos de potência. Eu já vi estes modelos em ação pessoalmente e, garanto, estão longe de serem lentos.

Como comparação, peguemos os tempos feitos pelo pole position para a etapa de Interlagos do Linea e da Stock Car (sem o uso da chicane do Café) . André Bragantini virou 1min51s497 com o bólido do Racing Festival, 12s4 mais lento que o que Ricardo Maurício anotou na pole da Stock. É uma diferença razoável, mas longe de ser acachapante.

Segundo a nota da assessoria do RF, Ricardo Sargo não seria um “neófito” (palavra retirada do texto), porque foi campeão do paulista de Marcas e Pilotos no ano passado, na classe Novatos. Vejamos: a pole da etapa de Interlagos desta classe em 2011 ficou em 2min07s151, portanto, quase 16s atrás do Linea. Também não é algo escabroso, mas representa uma diferença bem maior do que aquela que o próprio carro da Fiat tem em relação aos Stock Cars brasileiros.

Se não é novato em corridas de carros, o currículo de Sargo, conforme divulgado, mostra que ele não tem tanta experiência em guiar carangas com a potência do Linea. Portanto, estará Ricardo preparado para a velocidade e as reações desse carro? E se ele não conseguir acompanhar minimamente o ritmo dos demais pilotos? E se conseguir, mas tiver que disputar posição, terá estofo para dividir uma freada com consciência?

Nunca vi Ricardo Sargo correndo e pode ser que as perguntas não caibam. Talvez ele seja um garoto prodígio e esteja realmente preparado para andar bem, mas não deixa de ser uma aposta arriscada para o piloto e para a categoria, que tenta se firmar no Brasil. Riscos fazem parte do automobilismo. No entanto, organização, patrocinadores e pais talvez pudessem adiar um pouco o sonho que também deve ser do garoto. Na F-Futuro, por exemplo, a idade mínima para estrear é 15 anos, de forma que pilotos até mais velhos que Ricardo estarão nos boxes ao lado, com carros menos potentes.

Sabemos que o automobilismo, muitas vezes, atropela a lógica e mostra casos como o do espanhol Pepe Oriola, que estreou este ano no WTCC com a mesma idade de Sargo e não vem comprometendo, tendo, inclusive, conquistado seu melhor resultado na primeira bateria da última etapa, em Oschersleben, um respeitável oitavo lugar. Mas casos como o de Oriola são exceções e não dá para julgar o desempenho do brasileiro por apenas um caso.

Dessa forma, fica a questão: qual será a idade certa para um piloto entrar em uma competição de ponta como o Trofeo Linea?

______________________________________________________________
Atualização em 15/08, às 13h:

Agradeço pela opinião do sr. Sergio Sargo, pai do piloto mencionado neste post, com as informações adicionais sobre a carreira do filho.

Pelo que foi informado, Ricardo Sargo possui experiência com carros tão ou mais potentes que o do Trofeo Linea. Como eu havia dito no post, não conheço a fundo a carreira do jovem e a única informação que tinha acerca dele envolvia sua experiência no Paulista de Marcas e Pilotos. Sendo assim, obrigado por nos dizer mais sobre a carreira de seu filho.

Sergio Sargo também coloca que o filho já correu contra boa parte dos pilotos que integram o grid do Trofeo Linea em competições de kart. Quanto a isso, Sergio, me desculpe, mas não há como comparar um campeonato como o Linea a torneios de kart, por mais disputados que sejam.

O que talvez não tenha ficado claro no post é que eu não levantei apenas a discussão sobre a capacidade do jovem de 16 anos em pilotar um carro do Trofeo Linea. Sargo teve um desempenho normal em sua estreia, marcando tempos compatíveis com os do pelotão e conseguindo até um décimo lugar na segunda bateria.

A questão maior era quanto à conduta em pista de um jovem piloto, Sargo ou qualquer outro, em momentos delicados da prova. Neste vídeo, por exemplo, o piloto está no comando do carro que inicia o acidente entre Popó Bueno e Ulisses Silva. Não entremos no mérito de culpa, mas no que pode ser visto a olho nu: Sargo estava entre os dois carros e acabou tocando em Bueno, que perdeu o controle e acertou Silva.

Pelas oportunidades conseguidas e pelo desempenho, não há porque não dizer que Ricardo tem tudo para ser um dos grandes nomes das competições de Turismo no Brasil nos próximos anos. A preocupação é com o que pode se tornar, em uma avaliação futura, uma empreitada por demais prematura.

Comente

13 de Ago. de 2011 às 19:43 - Ricardo Santalucia

Acho que idade e potencia neste caso não é fato relevante no meu entendimento,visto que, se assim fosse os meninos de 15 anos(formula futuro) também não poderiam andar ,pois viram abaixo do tempo do próprio Linea..

14 de Ago. de 2011 às 06:25 - SERGIO SARGO

Caro Sr. Leonardo Félix, à Título de informação , tenho à informar , 1o o piloto Ricardo Sargo, é um piloto filiado à confederação brasileiro de Automobilismo CBA pela categoria Graduado B de Autos , não é mais um novato em automobilismo, devido sua promoção no final de 2010 quando foi campeão paulista de marcas e pilotos. 2o o sonho de ser piloto é dele e não meu dos organizadores e patrocinadores , 3o realmente concordo com o que vc falou que nunca o piloto correndo , nunca deve ter ido à interlagos, sendo que todas as corridas em interlagos estou presente , lembrando que trabalho no auutodromo, portanto vc não conhece realmente o trabalho realizado pelo Ricardo ,4o o línea como vc diz , virá 12 segundos , mais rápido que o marcas que ele compete no paulista , em compensação é o linea é 9 segundos mais lento que a montana que ele corre também no paulista que tem 380 cavalos e atingi a velocidade de 240 km?p hora , 5o como vc publica , que o piloto mostra em seu curriculum não mostra tanta experiência em guiar carros ´´potentes´´ quanto o línea se pelo que conhecemos vc nunca assistiu a uma corrida do piloto, 6o todos os pilotos que vc chama de figurinhas carimbada , são profissionais que inclusive ja disputaram várias corridas de kart com o Ricardo em uma categoria disputadíssima chamada stock 125 na granja viana , então ja se conhecem , menos um la que é metido demais e se acha O CARA , nem preciso mencionar o nome né? , enfim se ele esta correndo no línea , é porque o regulamento permite que sua licença como piloto participe da categoria troféu línea, com relação a fórmula futuro , é uma categoria para pilotos de fórmula é o ricardo é pilotos de turismo e não frustar achando que vai chegar a fórmula 1, como 99% dos pilotos e pais que escolhem os fórmulas, mas agradeço sua preocupação com meu filho , também me preocupo , afinal é um esporte de risco , mas não acredito que para ele seja mais arriscado que para o demais pilotos!!! abraços!!

14 de Ago. de 2011 às 08:33 - Demicheli

Muito bom o texto e muito bom o "direito de resposta" do pai do Ricardo. Ótimo para o leitor, pois ao ter acesso à maior quantidade de infomações possíveis, pode assim criar uma opinião honesta e imparcial. Minha opinião é simples, deixa o garoto. Ele sabe o que faz, nem todo adolescente de 16 anos é inconsequente. Dizer que é um espanto ele participar da prova só porque tem 16 anos é um comentário infeliz. Dizer que ele não se encontra no ridículo "pedestal" no qual alguns pilotos brasileiros se encontram (nem todos, pois existem SIM pilotos sérios nesse país!) é mais uma colocação fraca (novamente, opinião pessoal). Disciplina e bom senso fazem parte da vida e da carreira de um piloto sério (TODOS pilotos deveriam ter, mas infelizmente...). Tenho certeza que ele conhece e respeita os seus limites e por isso não irá ser agressivo ao extremo e arriscar para o tudo ou nada, ele sabe que quem teria mais a perder seria ele mesmo. O piloto brasileiro sério, deveria ser mais respeitado, mais valorizado, mais incentivado, mais apoiado e mais motivado, mas as coisas não funcionam assim, as críticas ou questionamentos sempre se sobressaem, principalmente o pré-conceito. Não creio que a intenção do jornalista tenha sido questionar a qualidade do piloto, mas com certeza também não foi apoiar. Boa sorte ao Ricardo, que ele aproveite a oportunidade, que ele se divirta bastante, que aprenda bastante, que faça bons contatos e principalmente, que faça uma ótima corrida para ele, para a categoria, para o pai, para o jornalista (pois acredito que o jornalista gostaria muito que o Ricardo, com sua corrida, consiga responder à questão levantada pelo mesmo.) e para os demais telespectadores. att, Alexandre

14 de Ago. de 2011 às 18:24 - sergio sargo

caro leonardo acabou a corrida o que vc achou??? , para nós deu a entender algo tedencioso!! vc por acaso assistiu , o que achou, de sua opinião!!!!

15 de Ago. de 2011 às 21:50 - Carlos Mattos

Olá Leonardo, Cara, sinceramente eu não vejo o toque do Sargo o que vejo ali é que sim o Sargo vinha embutido na traseira do Popó, mas o mesmo perdeu a traseira (afinal o carro é tração dianteira, é tendencia do carro isso) e aconteceu a batida. Não acho que o piloto por ter 16 anos pode causar algum tipo de problema. Por acaso você viu a vitória do Pietro Fittipaldi em uma categoria de acesso, que não me lembro o nome agora, da Nascar? Qual sua opinião sobre isso?

16 de Ago. de 2011 às 14:14 - sergio sargo

Hahahah , agora vão falar que a culpa da capotada foi do Sargo? só o que me faltava, ja tive uma discussão no autodromo com o popó referente esse assunto , nem vou comentar mais nada , resumindo o assunto foi parar na direção de prova e foi provado que o Sargo , simplismente escapou após um toque dado antes pelo piloto que capotou U.Silva na entrada da currva da subida do laranja que jogou o Sargo para cima do popó que perdeu o controle e bateu novamente em U.Silva, qual Sargo ainda foi elogiado por conseguir escapar do sanduiche que estavam fazendo com ele e por consequência escapar do acidente também, sem mais comentários , a cada dia tenho mais certeza que esses comentários tem dedo de algum concorrente , quem será hein? rsrsrsrs piada né? ninguém bate em cachorro morto eu ja sabemos !!!

16 de Ago. de 2011 às 14:37 - roberta rocha

VEJAM O QUE SAIU NA MÍDIA COM RELAÇÃO O ACIDENTE DE ULISSIES SILVA, Capotagem de Ulisses Silva preocupou o piloto A segunda prova da etapa paulista foi marcada por um acidente impressionante com o piloto carioca Ulisses Silva, que capotou várias vezes após um toque com Popó Bueno. O incidente também envolveu Ricardo Sargo, como explica o piloto: “Eu estava lado a lado com o Popó quando o Ulisses colocou por dentro na Curva do Lago. Eu só vi o carro dele quando nos tocamos e eu fui empurrado para cima do Popó, que estava por fora. O restante todo mundo viu pela televisão.” disse piloto, e complementou “Ficamos preocupados, mas entramos em contato com o Ulisses e ele disse que está tudo bem, que não se machucou, foi apenas um susto.” Os comissários de prova chamaram Ricardo Sargo e Popó Bueno para ver as imagens do acidente, e o consenso geral foi que Sargo não foi culpado pelo incidente. “Ele não teve culpa, foi empurrado e bateu em você.” disse Cacá Bueno (que também acompanhou a análise das imagens) ao irmão Popó.

16 de Ago. de 2011 às 15:55 - sergio sargo

Entendo seus comentários e compreendo sua preocupação só para esclarecer mais um pouquinho em algumas novas discordâncias referente alguns de seus comentários, quanto o kart, é comparável sim um kart à 140 km à 2 cm do chão, a sensação de velocidade dobra e o risco é grande sim à 140km em um kart em um capotamento o risco é bem maior ou quanto que um carro monobloco, equipado com santo antonio como o linea e o marcas eu quiz dizer qto conhecer os pilotos é conhecer as reações de pistas de alguns deles que tb no kart as aplicam, vc comentar que ele estava no meio do acidente,entre os carros envolvidos, vc relatar que poeria ser também qualquer outro discordo porque estar alí em uma disputa com excelentes profissionais como popó u.silva , não é para qualquer piloto e o mais importante que realmente quem realmente naquele momento quem teria a obrigação de encontrar um responsável pelo acidente, seria o diretor de prova os comissários e as imagens que isentarão o piloto do linea 81 ricardo sargo de qualquer responsabilidade. Com relação à vc estranhar um garoto de 16 anos estreiar em uma categoria de grande potencia como o linea, dou um pouco de razão ao seus comentarios e sua surpresa no assunto é que na maioria das vezes garotos que saem do kart , como o ricardo que passou por todas as cat acabam por optar por categoria de fórmulas sonhando em um dia chegar à formula 1 que acabam por competir ,em f-3 f- futuro f- renault que chegam a velocidade igual o maior que os carros de tursimo que o sargo compete,a garotada que saiu do kart ,tem em mente que turismo é categoria de final de carreira , de coroas,etc. onde estão enganados turismo é futuro do automobilismo mundial desta forma lehe mostro como não estamos pulando etapas degraus estamos no caminho certo tenho certeza e recebemos muito elogios pr estar onde estamos com o ricardo quem nos conhece e sabe das dificuldades da carreira do ricardo com preconceito por passar do peso em todas categoirias de kart que passava e ainda ganhava corrida e tem 2 títulos no kart dificuldade financeira , devido os enormes custos do esporte , portanto leonardo , procure a proximar mais da carreira do garoto afim de conhecer melhor como funciona , da forma que vc escreveu , dar a entender que somos todos nós cba, fasp , racing festival , pais , patrocindores e todos envolvidos irresponváveis e incosequêntes . Mas entendo sua preocupação vc não esta acostumado a ver garotos de 16 anos andando de turismo , pelo pre conceito que todos tem referente aos fómulas que em 99% , voltam de países estrangeiros falidos frustrados por gastarem tudo o que tem e mais um pouco e não chegaram ou não chegarão á lugar algum, muito contrário à forma que esta sendo conduzida a carreira de sargo, uma carreira com alicerce , pé no chão em categoria de TURISMO que com certeza não frustaremos e chegaremos à topo da categoria que desejamos forte abraço e etaresmos em nosso box em interlagos neste final de semana box 22

16 de Ago. de 2011 às 17:50 - Ricardo Fávaro

Eu só tenho uma coisa a dizer sobre tudo isso: para escrever sobre automobilismo é preciso frequentar autódromos. Jornalistas especializados em automobilismo através do estudo dos releases de assessorias de imprensa e com vasta experiência na leitura de blogs deveriam fazer o favor de calar-se.

17 de Ago. de 2011 às 20:23 - Dado Miler

Depois de ler os comentarios do "Pai da Miss" dá pra perceber o que vai ser a carreira deste pilotaço.."Ai pai ele me bateu e quebrou meu autinho"diz a Miss apos um toque....hehehehe...Se não fosse ridiculo seria ate comico...Valeu Leonardo...Abs

18 de Ago. de 2011 às 15:40 - SERGIO SARGO

O Sr. Dado Miler, nunca te vi e nem sei quem vc é , e te falo vc tem razão , pai de piloto e mãe de miss , são as piores coisas que pode encontrar , mas o duro é não ser nada , nem pai de piloto e nem mão de miss , e o sargo não é um pilotaço , é um pilotos normal , não pq o ser esta se doendo , em momento algum, estou vangloriando meu filho, realmente , não conhecem nada referente a carreira do garoto , ninguém baba ovo para ele não , vc esta completamente enganado, reserve-se no direito de ficar calado e não atacar as pessoas , o unico ridículo aqui é vc que não sabe o que fala , bobão!!! passar bem invejoso!!!

19 de Ago. de 2011 às 00:50 - Paulo R.

Mãe de candidata a miss e pai de piloto é a mesma coisa! Além de tudo não tem coragem de escrever e dar nomes aos bois! Igual tosquia de porco: muito grito e pouca lã!

19 de Ago. de 2011 às 03:55 - thomaz lamy

Sr. Leonardo Felix, o Sr. só pode estar BRINCANDO ao fazer esta afirmaçao aqui: ". Neste vídeo, por exemplo, o piloto está no comando do carro que INICIA o acidente entre Popó Bueno e Ulisses Silva. "" ora, pare com isso, leve a serio sua profissao mais cuidado com as palavras ! o carro do Sargo FOI EMPURRADO pelo proprio Ulisses!! fala um BESTEIRA e depois ainda sai pela tangente com um risivel : ""Não entremos no mérito de culpa "" ENTRE NO MERITO SIM!!!!! sinto-me agora no direito de ironizar, o Sr. certamente ja nao tem 16 anos, o que nao o impediu de cometer essa tremenda lambança ! "TALENTO nao tem idade" e ponto final!

21 de Ago. de 2011 às 12:51 - Jaime Boueri

A discussão é válida. Mas, alguém se deu conta de que grande parte dos pilotos começa a andar de fórmula (F3, F-Renault e etc... sabidamente menos seguros) mais ou menos nessa idade?! É valida a discussão pois é um esporte que envolve riscos, mas é cedo ainda para coroar ou criticar a iniciativa... só o tempo dirá!

22 de Ago. de 2011 às 07:53 - Francisco Bizarria

Ricardo, vai garoto, vai pra cima deles.voce e competente, não liga para comentarios que so querem degridir tua imagem. Faça o que voce sempre fez no Marcas e pilotos.ganhe... vou estar na torcida por voce. abraço. Bizarria

22 de Ago. de 2011 às 11:31 - Claudio Reis

Leonardo, É o Claudio Reis do site PlanetKart. A questão proposta é interessante e merece muita reflexão: Pode um garoto de 16 anos de idade estar competindo em uma categoria top do automobilismo nacional? A resposta correta é sim e não. Sem qualquer possibilidade de conflito. Legalmente é “Sim”, já que os regulamentos desportivos nacionais e internacionais o permitem. Mas se no exterior a quantidade e complexidade das categorias permitem uma organizada evolução natural, no Brasil a CBA erra feio ao misturar tudo em um liquidificador e à exceção da Stock e F. Truck permite que qualquer piloto filiado participe da categoria que o bolso permitir, já que o limite é apenas fixado pelo que pode, ou não gastar. Dessa forma, perante a legislação desportiva garotos com a idade do piloto utilizado como “exemplo” (Ricardo Sargo) podem andar desde a F. Futuro (onde nada se aprende, já que não existem treinos), até a GT3, com baratas sofisticadas de mais de 500 hp de potencia. Lembramos que recentemente a CBA reduziu a idade mínima para competir em automobilismo para 15 anos. Essa “legalidade” é errônea e atende tão somente os interesses “comerciais”, tanto da entidade, quanto dos promotores e organizadores de competições. Tenho “orado” para que uma Luz Divina caia por sobre as cabeças de nossos dirigentes desportivos, fazendo com que deixem ao menos por instantes a politicagem e interesses argentarios e tomem decisões que passem a realmente fomentar o esporte no Brasil, de forma organizada, evolutiva e que nos permita retomar o posto de celeiro de talentos do automobilismo mundial, como o éramos a 25 anos atrás. Pelos aspectos físico e puramente desportivos, a resposta correta é “Não”. Dezenas de estudos médico-científicos esclarecem que o desenvolvimento físico e intelectual do individuo não está completo com 15, 16 anos, pelo que dever-se-ia observar tais critérios para embasar o momento correto de se iniciar no automobilismo de competição. É com base nesses critérios que o legislador determinou que a carteira de habilitação não seja permitida aos menores de 18 anos. O kart é, inegavelmente, a grande escola do automobilismo. É nele que se aprende realmente a pilotar e onde se lapidam os grandes talentos. Até pouco mais de dez anos atrás a garotada competia dos seis anos de idade, até os 17 anos no kart em uma carreira verdadeiramente evolutiva e seletiva, aumentando gradativamente a complexidade, até desembocar na “Graduados A” e “Formula A”, classes que davam o polimento final nas técnicas e deixavam o piloto prontíssimo para o automobilismo. O ultimo expoente dessa ordem de coisas foi Lucas Di Grassi, que ninguém tem a menor dúvida de sua competência e qualidade. Continua...

22 de Ago. de 2011 às 11:32 - Claudio Reis

Continuação... Por conta da criação da F. Renault a CBA reduziu a idade mínima para 16 anos. Ótimo para a categoria, para os pais-de-miss e organizadores, mas péssimo para o esporte e para o kart, que “matou” as categorias top do kart, já que ninguém mais queria competir de kart e sim na “chique” F. Renault... Para piorar, as gerações seguintes perderam a referência dos mais experientes – que tinham ido para a maledetta F. Renault – e a qualidade passou a cair a olhos vistos. A “Graduados A” acabou juntando com a “Graduados B” em uma categoria só e a “escala evolutiva” foi interrompida. Desde então não tivemos mais pilotos de “encher os olhos” e nos quais apostávamos que chegariam na F1 (com exceção de Felipe Nasr e Cesar Ramos, que tiveram carreiras diferenciadas e podem chagar lá). Agora reduziu-se a idade mínima para 15 anos, o que significa que o kartista que tinha carreira até os 17 anos no kart, agora vai embora com pouco mais de 14, já que a ordem do dia é andar de F. Futuro com 15. Estão “matando” a categoria Junior do kart! Sem um kart forte, não teremos nunca mais a escola do esporte que alicerçava o direito de sermos o celeiro de grandes campeões. Não se deve esquecer que o kart é o único veiculo que tem as mesmas reações de um F1. Senna e Schumacher cansaram de dizer que quem pilotou um kart, pilotou um F1. Pena que nossa mídia especializada pouco conheça sobre kart e nenhum valor de à ele... Conheço o piloto Ricardo Sargo desde sua primeira corrida no kart (como conheço todos que passaram pelo kart nos últimos 15 anos). A grande maioria dos kartistas sonha em chegar na F1 e, por isso mesmo, optam por carreira no automobilismo nas categorias de fórmula, que não existem mais competitivamente no Brasil. Apenas “sombras” do que foram, ou poderiam ser. À exemplo de Fabio Fogaça (2º colocado no Brasileiro de Marcas no Velopark), Sargo era fisicamente pesado demais para o kart e, também, para os monopostos de formula. A opção natural foi os carros de Turismo em que ambos estão mostrando talento. Fogaça dez uma temporada e meia na Argentina e agora está andando bem no brazuca de marcas. Sargo começou no Paulista de Marcas (que é disputadíssimo e tem grids de 60 carros) e foi campeão de cara. Nesta temporada está andando também com um carro de mais de 350hp e fez boa estréia no Brasileiro de Marcas. Ambos parecem ter uma carreira bem planejada, são talentosos – vimos isso bem de ambos no kart – e nem um pouco inexperientes, pois anos de combates milimétricos e aguerridos no kart já os ensinaram a participar de disputas de alto nível, que, curiosamente, no carro são menos intensas. Espero ter colaborado. Abração

22 de Ago. de 2011 às 12:55 - SERGIO SARGO

AGORA FALOU UMA PESSOA QUE ENTENDE O QUE ACONTECE N CARREIRA DO SARGO E MUITOS PILOTOS , SABE O QUE FALA , É ISSO MESMO , NÃO SOUBE PUBLICAR A MATERIA E AINDA O FABIO SEIXAS PUBLICA EM SEU BLOG QUE ´´O PAI DO PILOTO ENTENDEU ERRADO´´ RSRSRSRS PIADA SÓ RINDO MESMO... ABRAÇOS CLAUDIO QUANTO TEMPO HEIN , APAREÇA NA PISTA .... ABRAÇOS!!!

22 de Ago. de 2011 às 14:09 - wagner dutra

Prezados amigos destes comentários:sou médico há 31 anos,atualmente médico cuidando de competições automobilisticas além de minhas atividades normais,frequento pistas de automobilismo há 52 anos pois meu tio era piloto e tive o prazer de ser piloto na década de 70 só deixando o esporte devido optar pela carreira médica.Sou o responsável diretamente pela carreira do Ricardo,pois fui eu que insisti com seu pai Sérgio Sargo para que colocasse o garoto na pista assim como para que êle saísse do kart e fosse pilotar carros devido a qualidade do garoto.Não vejo idade como determinante para a entrada de pilotos no esportes uma vez que eles tem opotunidades no kart para adquirir tal experiência.Acompanho a carreira de vários pilotos que estão tentando adentrar à condução de automóveis,vindos do kart e isso se deve as opotunidades que aparecem.O Ricardo mostrou sua experiência a ser campeão paulista do Marcas e pilotos na categoria novatos em grids de aproximadamente 60 carros e se saiu muito bem;não vejo porquê não se sairia em meio a pilotos mais experientes e que só gerariam aprendizado para o garoto.Portanto vamos deixar de discussões em cima de uma coisa que comissários e pilotos isentaram o garoto e vamos torcer por êle e para outros pilotos de sua idade para que o automobilismo brasileiro creça cada vez mais.Quero aqui parabenizar os comentários do amigo Cáudio Reis com quem convivo muito nas pistas e dêle eu só poderia esperar isto,um verdadeiro jornalista do automobilismo Grato pela atenção

22 de Ago. de 2011 às 14:35 - Paulo

Opinião pessoal "matéria infeliz" Acredito que para um jornalista publicar qualquer tipo de matéria ou artigo é necessário primeiramente que ele entenda do assunto e saiba o que vai dizer, o que fica claro aqui que a pessoa responsável pelo texto não conhece a carreira do Ricardo Sargo e não costuma visitar o autódromo em dias de corrida.

22 de Ago. de 2011 às 15:45 - Din

Isso tudo é inveja do piloto ?é inveja ?na minha opniao sua materia foi totalmente infeliz, e eu fico espantado como que a midia, um reporter assim, como voce, consegue fazer isso.Uma coisa de outro mundo, piloto de 16 anos, pilotar uma copa Linea.E agora, que ele andou entre os 10, o que voce diz?nao tem capacidade pra tocar o carro ?é melhor voce medir palavras antes de falar, pra nao sair falastrao !!!!

22 de Ago. de 2011 às 18:54 - Rogelio Rey

Caríssimo sr. repórter autor da matéria, com todo respeito, mas quando o senhor diz: "Nunca vi Ricardo Sargo correndo e pode ser que as perguntas não caibam". Apenas nessa frase o sr. já se comprometeu. O sr. mesmo se mostrou com capacidade limitada inferiormente para veicular matéria tão infeliz. Uma pessoa racional e inteligente, jamais deve fazer comentário sobre seja lá o que for se não tiver conhecimento mínimo razoável sobre o tema, sobre o assunto. Uma das maiores porcarias que o ser humano pode fazer é sair por aí comentando aquilo que efetivamente não domina, não sabe ou nunca viu. Quando isso acontece o trabalho mal feito se destaca. Além da precipitação demonstrada na matéria, no meu entender o Sr ainda cometeu o deslize de admitir várias situações NEGATIVAS relacionadas ao Piloto em questão, se não vejamos: Se não é novato em corridas de carros, o currículo de Sargo, conforme divulgado, mostra que ele não tem tanta experiência em guiar carangas com a potência do Linea. Portanto, estará Ricardo preparado para a velocidade e as reações desse carro? E se ele não conseguir acompanhar minimamente o ritmo dos demais pilotos? E se conseguir, mas tiver que disputar posição, terá estofo para dividir uma freada com consciência? Tanta NEGATIVIDADE da sua parte, colocando tanto assim em duvida a capacidade ou não do Piloto, saiba que o Sr. pode ter causado sérios danos ao piloto e sua equipe. Admitamos que uma empresa com intenção de patrocinar e alavancar a carreira do Piloto Ricardo Sargo tenha visto essa sua matéria. No mínimo esse suposto Patrocínio iria atrasar, seria truncado em algumas etapas e poderia até ser abortado por essa suposta empresa patrocinadora. Percebeu??? Sua matéria na mão de um bom Advogado, no mínimo faria com que o Sr. se retratasse publicamente pelo deslize cometido. Imagine um Juiz de Direito sentenciando que o Sr. acompanhe as próximas dez corridas do Piloto??? Isso seria pagar o maior Mico. Eu se fosse o senhor me retrataria e pediria desculpas ao Piloto, Equipe, Pai do Piloto e especialmente aos leitores, embora seja melhor ler a sua matéria do que ser cego. Quando falamos de pessoas e nos referimos à elas, é preciso tomar muito cuidado com as palavras e o impacto, o estrago que isso poderá causar. Se esse cuidado não for tomado com toda a atenção possível, o tiro pode muito bem sair pela culatra. Pense nisso Nobre Repórter. Prometo que vou continuar lendo suas matérias, até porque me recuso a acreditar que essa polêmica toda tenha sido voluntária da sua parte e mais, acredito sim que o senhor mereça destaque entre os Nobres Repórteres, entre os Nobres Jornalistas e que suas próximas matérias serão merecedoras da minha leitura por repetidas vezes. Obs. Parabéns aos comentários do Sr Claudio Reis (sabe muito) e do Dr. Wagner Dutra Abraço Nobre Repórter e a todos, extensivo ao Piloto Ricardo Sargo e ao seu pai Serginho Sargo. rogelioengcivil@gmail.com .

22 de Ago. de 2011 às 19:37 - Rogelio Rey

Existe Censura aqui?? Eu sou responsável pelo que escrevo, pode publicar, bronca minha eu seguro!

23 de Ago. de 2011 às 08:40 - SERGIO SARGO

LEONARDO COMO VC MUDA DE CONVERSA , PARA DE AFIRMAR QUE O QUE VCS RECLAMAM É DA ESTRUTURA DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO, LEIA TUDO QUE VC E O LEONARDO ESCREVERAM , POR FAVOR , TENHAM PERSONALIDADE , VC QUESTIONAM VÁRIAS SITUAÇÕES , SE O GAROTO VAI CONSEGUIR ACOMPANHAR OS DEMAIS? , SERÁ VAI CONSEGUIR DISPUTAR UMA FREADA? , SE EM UMA SITUAÇÃO DE DISPUTA SARGO CONSEGUIRÁ SEGURAR? , NÃO FAZ ISSO NÃO, É MUITO RUIM PARA SUA IMAGEM ESCREVER OU SER APOIADO PELO F. SEIXAS EM UM TEXTO DESSES , NUMA BOA SERIA LEGAL VCS CRIAREM UM OUTRO TEXTO SE RETRATANDO , QUE REALMENTE AS PALAVRAS ESCRITAS FORAM MAL COLOCADAS, NÃO IRIA SER NADA QUE DESABONASSE SUA IMAGEM PROFISSIONAL , MUITO PELO CONTRÁRIO , PENSE BEM , NUMA BOA, POR NÃO FREQUENTAREM IN LOCO O AUTOMOBILISMO E O KARTISMO MENOS AINDA , VC NÃO IMAGINA COMO O GAROTO É CONHECIDO E CARISMÁTICO , TEM MUITA GENTE QUE NÃO POSTOU , MAS LEU OS 2 BOLG´S E ESTÃO REVOLTADÍSSIMOS COM VCS, VAMOS AJUSTAR ESSES PONTEIROS É O MELHOR NEGÓCIO!! ABS